28.9.09

Os perdedores... que vencem!





Só neste Portugal dos pequeninos é que isto acontece, alguns partidos perdem mas vencem sempre.

O grande derrotado das Legislativas foi sem dúvida o PS. Onde é que está a vitória apregoada por Sócrates: “O PS teve esta noite uma extraordinária vitória eleitoral”, quando o PS perde a maioria e, em comparação com as eleições Legislativas anteriores, perde 25 deputados (sem contar com a emigração), na Assembleia da República?

Isto é vitória? Isto é uma derrota tremenda para esta direcção do PS, pois o eleitorado do PS nas Legislativas de 2005, da maioria absoluta, deu o seu voto ao BE e à CDU.

Pode-se dizer que também é uma derrota para o PSD que colocou a fasquia muito alta e com uma Ferreira Leite que se propunha ser a primeira-ministra, a votação foi um fracasso mas curiosamnente ganhou mais três deputados, de 75 passou para 78 (ainda sem os votos da emigração).

O CDS foi o que teve a maior subida (de 12 passou para 21 deputados), foi buscar votos ao PSD e se calhar também ao público feminino que andava indecisa entre o Paulinho das feiras e o bloquista Louçã.

Muitas mulheres fazem-me lembrar um jogo de futebol, não percebem, na sua maioria, nada de bola, mas sabem quem tem as pernas mais sexys.

O BE duplicou os deputados de 8 para 16. Louçã não cabia em si de satisfeito. Mas atenção Louçã, não embandeire em arco, pois quando o PS voltar a ser PS a queda vai ser grande, o PRD do Martinho também subiu muito e depois desapareceu.

Um dos grandes vencedores foi sem dúvida a CDU. Não teve uma grande votação? Pois não!!! Mas tem mais um deputado e foi buscar poucos mas bons votos. Grão a grão enche a galinha o papo e a CDU vai mantendo o seu eleitorado e quando tiver que cair, a queda não será tão acentuada como poderá suceder ao CDS e ao BE.

O maior vencedor foram as abstenções, 39,4%. Desde 1975 que tal não acontecia nas Legislativas

Agora vêm aí as Autárquicas, onde o galinheiro vale pelos galos e galinhas que tem. Ou se fez bom trabalho e o povo vota, ou não se fez um bom trabalho e o povo muda, seja ele da esquerda, do centro ou da direita.

Curioso é que as grandes obras são feitas sempre nesta altura para iludir o eleitorado, mas se se roubam fardos de palha para dar aos burros, pode ser que os "burros" não gostem e lhe mandem os fardos à cara.

1 comentário:

Leão Verde disse...

Cá estou para comentar este tema, após mais uma arreliadora avaria no meu pc.
Bom, a minha análise é a seguinte:
- o PS ganhou, embora perdendo a maioria absoluta. Mas para quem travou grandes reformas que colidiram, na sua maioria, contra interesses corporativistas instalados e para quem após as europeias se viu a braços com uma derrota não prevista, não há duvida que ganhou as legislativas, pese embora todas as artimanhas e alçapões vindos de Belém, com jornalistas amestrados metidos no barulho. Por conseguinte, e após uma mais brilhante intervenção do P.R. sobre aquilo que não foi mas que gostaria que tivesse sido, não existem dúvidas que o slogan ouvido nas comemorações da vitória do P.S. começam a ter algum sentido... A luta continua, Cavaco para a rua...
- Derrota estrondosa para o PSD, aquela velha manta de retalhos que de vez em quando parece estar firme, sólida, cimentada. Para quem andou a reboque da vitória nas europeias, para quen andou a reboque dos mexericos vindos de Belém, para quem queria ser governo, não há dúvida alguma que foi uma super estrondosa derrota, e ainda bem para os portugueses e para o pais. Os tiques vindos de Belém, a arrogância da candidata e da camarilha que a acompanhavam não auguravam nada de bom, de positivo para Portugal, ou simplesmente para os portugueses.
O passado recente da "velha" senhora é uma realidade ainda presente na vida dos portugueses.
- O CDS foi um magnifico vencedor, pois o trabalho que produziu no parlamento foi constantemente lembrado nos contactos que estabeleceu com o povo. Mereceu os votos e os deputados obtidos. Terá é que continuar a trabalhar, a solidificar as ideias que trouxe para a praça publica, a fim de na próxima legislatura os manter, podendo até fazer crescer essa fatia.
- BE tem no seu lider a arrogância personificada. É um partido "flop" que não ganhou por mérito próprio os mais de 500 mil votos que obteve, já que a grande maioria são de socialistas que quiseram mostrar o cartão amarelo ao PS. Bem visto o relembrar sobre o que aconteceu ao PRD do general Eanes e posteriormente do Herminio Martinho, fundador. Também obteve uma enorme percentagem de votos na altura, esqueceu-se que quase todos os votos que obteve foram de socialistas descontentes com Mário Soares quando este guardou o socialismo na gaveta, armaram-se em partido crescido, apresentaram uma moção de censura contra o governo de então (socialista)e pura e simplesmente desapareceram do mapa nas eleições seguintes. É o que acontecerá a este BE de Louçã se pensar que os votos que obteve são "fieis". Ele que se arme em garanhão na aprovação do próximo orçamento e que continue a querer nacionalizar tudo e todos, que continue a ter como temas nacionais os fracturantes da sociedade, que na próxima votação, seja quando fôr, irá para o seu 5º lugar. Poderei dizer que é uma nova velha esquerda, só que vem revestida em DVD, enquanto o PCP continua a usar a "velhinha" cassete. Para a esquerda nada trás de novo, a não ser ideias velhas e ultrapassadas.
- PCP + Verdes = CDU. Continua a resistir, apesar de ainda usar a "velhinha" cassete. Mas é uma cassete de bom material que tem aguentado as diversas vicissitudes históricas do mundo que vivemos em constantes mutações da sociologia politica dos povos. É um partido do povo para o povo, da terra para a terra. E sempre faz falta para nos relembrarmos dos feitos históricos do comunismo. Cresceu, mais uns 30 e tal mil votos, mais um deputado, e continua firme como aço. Continuará com mais futuro que o BE, pois enquanto existir a InterSindical o PCP não terá receios em desaparecer.
CONCLUSÃO:- o grande perdedor (lá terá que cair mais um lider) foi o PSD e Cavaco Silva, ou simplesmente o sr. Silva, como "carinhosamente" o tratou em devido tempo o ditador bokassa da Madeira.

Ao mano Marius70 um abraço e agradeço a colocação deste tema, pois sempre teve o condão de possibilitar que eu desse azo a estas minhas considerações.

Saudações e Inté
Leão Verde