11.5.09

Que é Feito das Violas da Revolução?

Reportagem feita pela TSF em 24 de Abril aos cantautores e músico: APBraga, Francisco Fanhais, Rui Pato e José Barata Moura.

De APBraga poderão ler, neste blogue, um pouco mais no tema que escrevi sobre este cantautor.

Francisco Fanhais, conhecido também por Padre Fanhais, foi uma voz que o clero teve o cuidado de afastar, era uma voz incómoda.

Rui Pato que, com 15 anos, foi a viola que acompanhou Zeca Afonso até 1969 e depois Adriano Correia de Oliveira.

José Barata Moura que, para além das Canções de Intervenção, ficou conhecido também pelas canções dedicadas às crianças.

Com a devida vénia aqui fica reproduzida essa entrevista.

TSF


«Palcos? Isso era um luxo!», lembra Francisco Fanhais, à sombra da memória de concertos sobre tractores, dando força a ocupações populares. Ainda no tempo da outra senhora, já o padre Fanhais tinha percebido que era preciso «cantar mais do que as asas dos anjos».


35 anos depois do 25 de Abril, nos testemunhos de alguns cantores e músicos, reencontramos o antes e o depois da revolução. O médico Rui Pato recorda como, ainda rapaz novo, conheceu Zeca Afonso e Adriano Correia de Oliveira: «tempos de risco, tempos de fascínio». O informático AP Braga aprendeu a «não fazer aos outros aquilo que não gosto que não me façam a mim». O professor universitário José Barata Moura pensa que «continua a justificar-se um lugar para o canto político de intervenção e de crítica social».

«Que é Feito das Violas da Revolução?» é uma reportagem de Mário Dias com sonoplastia de João Félix Pereira.






Pode-se ouvir neste aparelho cada um dos intervenientes ou reproduzir toda a reportagem.

1 comentário:

José Carlos disse...

Excelente! Obrigado pela partilha!